sexta-feira, 6 de abril de 2012

curiosidade+extras

O Substrato de Fundo

Este componente tem basicamente 3 funções no aquário:
* Serve de elemento filtrante, pois proporciona condições para fixação dos microorganismos necessários à filtragem biológica. 
* Serve de suporte às raízes das plantas;
* Faz parte do conjunto decorativo;
Deve ser usado como substrato de fundo um areão de rio com granulometria média (entre 3 e 5 mm), para que a filtragem de fundo funcione adequadamente e para que as plantas possam se enraizar. Não se deve usar cascalhos que possam causar alterações na qualidade da água ou que contenham arestas onde os peixes possam se ferir. Para as pedras utilizadas na decoração também valem estas regras, devendo portanto serem elas do tipo seixo de rios. A quantidade de cascalho deve ser suficiente para cobrir as placas de filtro e possuir uma altura de 4 à 6 cm.
A Iluminação
Como os aquários normalmente estão localizados em locais fechados, é imprescindível que sejam equipados sistemas de iluminação artificial, para realçar a decoração e os habitantes do aquário, além de fornecer energia para o desenvolvimento das plantas (fotossíntese).
O tipo mais usado é o de lâmpadas fluorescentes, ou "lâmpadas frias", nos modelos fabricados especificamente para uso em aquários. Deve-se seguir uma proporção aproximada de 1 watt para cada 2 litros de água para determinar a potência e a quantidade de lâmpadas. Em aquários pequenos, pode-se usar lâmpadas incandescentes ou "comuns" de bulbos transparentes e potência 15 watts. Lâmpadas incandescente de maior potência causarão excesso de algas (limo) e aquecerão demais a água. 
A iluminação deverá funcionar no máximo 6h/dia no verão e 8h/dia no inverno.
O Sistema de Aquecimento
Para a manutenção da temperatura desejada usa-se aquecedores e termostatos elétricos, que muitas vezes estão contidos em um único equipamento. A verificação da temperatura é feita com termômetros, que podem ser flutuantes ou mais sofisticados como os digitais. A potência do aquecedor deve obedecer uma proporção de aproximadamente 1 watt para cada litro de água. Peixes de água fria (kinguios) podem viver em aquários com aquecimento desde que a temperatura da água não ultrapasse 23ºC.
Os filtros e Oxigenadores
Para que se tenha uma boa qualidade de água no aquário é imprescindível que ele esteja equipado com um bom sistema de filtragem. Todos os tipos de filtros instalados em aquários promovem também a oxigenação da água e eliminação de gás carbônico, através da formação de borbulhas ou pela simples movimentação da água. 
Basicamente três tipos de filtragens podem ser realizadas no aquário:
* Filtragem mecânica - capta as partículas em suspensão na água através de elemento filtrante como a lã acrílica (própria para aquário) e através do carvão ativado, são retiradas as toxinas do aquário, deixando-o cristalino;
 Biológica - consiste na degradação da matéria orgânica acumulada, realizada através de bactérias benéficas que se instalam nos elementos filtrantes ou no substrato de fundo.
Obs: A filtragem mecânica se divide entre filtragem interna e externa.
Termômetro: instrumento para medir a temperatura.
Termostato: instrumento para regular a temperatura.

EXTRA

viste o aquario de Santos

link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário